Outros fatores que impedem o aprendizado Antes de suspeitar da discalculia em um aluno é necessário descartar algumas fontes que, igualmente, atrapalham o aprendizado da matemática. Entre os fatores que dificultam aprender matemática podemos alistar:

Má escolarização

Quando o aluno não frequentou a escola de modo regular ou teve um ensino matemático insuficiente.

Ansiedade para matemática

Grande sentimento de incapacidade e medo com relação às tarefas matemáticas. Embora saiba os conceitos a desestabilidade emocional impede o aluno de realizar as atividades.

Acalculia

O aluno tem os conceitos matemáticos aprendidos, mas por causa de traumas cerebrais as áreas responsáveis pela matemática são afetadas e causam dificuldades.

Deficiência intelectual

É uma condição que dificulta o pensar, planejar, resolver problemas, compreender e aprender.

Epilepsia

São descargas de energia elétrica descontroladas em áreas cerebrais. Afetam a qualidade de vida e o aprendizado como um todo.

Síndrome fetal alcóolica

Causada por grande consumo de bebidas alcoólicas na gestação. Apresenta deformidades na estrutura do crânio e face, além de comprometimento de variados órgãos do corpo. Pode resulta em atraso mental, dificuldade de raciocínio lógico, atenção, entre outros.

Baixo peso

Existe forte ligação entre baixo peso ao nascer com as dificuldades de aprendizagem, principalmente na matemática.

TDAH

A desatenção e hiperatividade comuns nesse diagnóstico resultam em grandes dificuldades ao aprender matemática.

Dislexia

Apresenta dificuldades no momento de adquirir a leitura e escrita. O aprendizado prejudicado da leitura e escrita pode interferir na matemática.

Discalculia Para identificar o distúrbio fique alerta se o aluno:

Não se encaixar em nenhum dos perfis acima.

Apresentar significativo atraso na matemática.

Avanço normal ou acima da média nas demais disciplinas.

Se esse for o caso, utilize diferentes recursos e estratégias para o aluno vencer suas dificuldades. Variados materiais concretos, jogos, brincadeiras, e mediações de diferentes professores e colegas podem ser de ajuda.

Mas, se depois disso houver pouca melhora e o aluno continuar muito abaixo do desempenho esperado na matemática, o mais indicado é seguir os passos abaixo:

Como agir em caso de suspeita de discalculia

  • Solicitar junto à equipe de articulação pedagógica da escola uma avaliação;

  • Juntos, professor e equipe de articulação pedagógica, decidirem se há ou não a necessidade de um encaminhamento externo;

  • Em caso afirmativo, peça ao pedagogo ou quem é responsável pelos encaminhamentos de sua escola que faça um pedido de avaliação do aluno. Coloque o máximo de informações possíveis no encaminhamento como maiores dificuldades, padrões de erros cometidos e outros.

    Vale destacar que, dentre os profissionais habilitados a fazerem o diagnóstico da discalculia os mais comuns são o neurologista, neuropediatra e o fonoaudiólogo. No entanto, o mais indicado é que uma equipe multidisciplinar trabalhe de forma articulada para realizar o diagnóstico. Essa equipe pode ser composta por profissionais como pedagogo, fonoaudiólogo, neurologista, psiquiatra, psicólogo e o professor do aluno.

  • Converse com a família do aluno e explique a importância da avaliação para o sucesso escolar do mesmo.